terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Eleições de 2009

Está chegando ao fim os mandatos de presidência de Arlindo Chinaglia (PT-SP) na Câmara dos Deputados e de Garibaldi Alves (PMDB-RN) no Senado. Em fevereiro serão realizadas as eleições para decidir os futuros presidentes das casas.
Na Câmara, Michel Temer (PMDB -SP) é o candidato com maior força. Além de contar com o apoio do próprio partido, detentor de 102 cadeiras, Temer tem também o patrocínio de mais 12 legendas: PSDB, DEM, PPS, PR, PTB, PSC, PV, PHS, PTC, PDT e PT. De acordo com suas contas, ele pode garantir nada menos que 420 votos só no primeiro turno.
O adversário de Temer será Aldo Rebelo (PC do B - SP), que até agora tem como principal legenda aliada o PSB. Rebelo já foi presidente da Câmara de 2005 a 2007. Tentou a reeleição, mas foi derrotado por Chinaglia na segundo turno (teve 243 votos, contra 261 votos do pemedebista). Uma das principais características de Rebelo é seu ufanismo, que o fez tomar medidas que foram alvos de piadas entre seus correligionários, como o projeto de criar o Dia Nacional do Saci-Pererê em 31 de outubro, em substituição ao Dia das Bruxas.
Há alguns meses surgiram boatos de que Aldo Rebelo assumiria o Ministério da Defesa, substituindo Nelson Jobin (período no qual o atual ministro estava bastante desgastado politicamente). Porém, as insinuações não deram frutos.
Temer e Rebelo terão que competir também com Ciro Nogueira (PP-PI) e Osmar Serraglio (PMDB-PR), estes com chances ínfimas de irem ao segundo turno. Mas, desde que Severino Cavalcanti (PP) foi eleito presidente da Câmara em 2005, desbancando o favorito Luís Eduardo Greenhalg (PT), de nada podemos duvidar.


Página no site da Câmara de Aldo Rebelo: http://www.camara.gov.br/Internet/Deputado/DepNovos_Detalhe.asp?id=96819&leg=53


SENADO
A disputa no Senado promete render mágoas futuras. Após assumir um mandato tampão resultante da renúncia de Renan Calheiros (PMDB-AL), que envolveu-se num escândalo de que todos devem recordar, Garibaldo Alves decidiu postular-se ao cargo novamente. Isso irritou profundamente o PT, que tinha um acordo tácito com o PMDB de apoio mútuo para as presidências (o PT cederia a presidência da Câmara para o PMDB, e o PMDB cederia a do senado para o PT). Os petistas não vêem com bons olhos Garibaldi Alves, devido à sua posição relativamente independente em relação ao Executivo, chegando até a tecer críticas ao mesmo (sua maior birra é com a fórmula das Medidas Provisórias, que trancam a pauta da Casa).
O adversário de Garibaldi será Tião Viana (PT-AC). Viana e seu partido terão que se esforçar muito para conseguir a cadeira de presidente, pois PSDB e DEM já deixaram claro que irão apoiar o candidato do PMDB (principalmente por sua independência, como dito acima). Ninguém duvida, portanto, que o Carnaval em Brasília começará em Janeiro, com a festa da distribuição de cargos e liberação de verbas para os senadores, a fim de angariar capital político para a vitória de Viana.
Página de Tião Viana no site do Senado:
Quem se fortalecerá, sem dúvida, é o PMDB, com excelentes chances de sentar na cadeira da presidência da Câmara e do Senado. Ao PT resta não contrariar muito seu principal aliado, que será vital para outra eleição, a de 2010, dessa vez valendo nada mais do que a cadeira da Presidência da República. E, nela, é o PSDB quem está mais próximo de sentar. Nessa dança das cadeiras, porém, ainda há muita música para tocar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário