terça-feira, 13 de janeiro de 2009

OLHA O SARNEY AÍ, GENTE!

Em meu último post (há uma semana, já que a preguiça me impediu de escrever mais), afirmei que a disputa à presidência do Senado seria um difícil embate entre Garibaldi Alves (PMDB-RN) e Tião Viana (PT-AC). Pois bem, parece que o embate tomará novos rumos.

Como disse anteriormente, Garibaldi Alves não é consenso entre o PMDB, tão pouco visto com bons olhos pelo PT, pois, apesar de pertencer à base aliada do governo, toma decisões consideradas "independentes". Ou seja: não é um mero cordeiro guiado pelas decisões do Executivo, perfil que este gostaria que tivesse o presidente do Senado. Além disso, a canditadura de Alves pode ser considerada ilegal, já que a reeleição é proibida num mesmo mandato de senador. Quanto a isso, o postulante norte-rio-grandense garante ter consultado 6 famosos jurídicos, com todos afirmando que a candidatura é legítima.

Ao PMDB, porém, a deculpa de uma possível candidatura ilegal de Garibaldi é um excelente pretexto para lançar um nome que é bem visto tanto no partido quanto no PT: o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP).

Até meados do ano passado Sarney era quase consenso entre os especialistas como novo presidente do Senado. Além de sua experiência como ex-presidente da República, agrada tanto à base aliada quanto à oposição (já foi filiado ao PFL, hoje DEM). Além disso, é visto pelo Executivo como alguém que não arranjaria problemas. Sua candidatura só não prosperou por um problema familiar: sua fiha, a também senadora Roseane Sarney (PMDB-MA), está passando por problemas de saúde e vem sofrendo diversas cirurgias para tratar de um aneurisma cerebral.

Mas por que sua candidatura voltou a tomar força?

A resposta é simples: o PT teme que a disputa no senado com o PMDB resulte em atritos com o seu principal parceiro, que será vital nas eleições de 2010 (e já vem recebendo assédio do PSDB). Como Sarney é bem visto em ambos os partidos, sua candidatura solucionaria o problema.

Tião Viana seria, então, descartado. Mas o preterido não sairia de mãos vazias: a ele seria entregue um importante cargo, talves até ministerial (o Ministério da Saúde é o mais cotado, já que o atual ministro, José Gomes Temporão, está extremamente desgastado politicamente por suas críticas a Funasa).

Apesar dessa mudança, o resultado continua o mesmo: é muito provável que o PMDB detenha a presidência da Câmara e do Senado, saindo extremamente fortalecido. E qualquer partido que aspire à Presidência da República em 2010 não será louco de bater de frente com ele.

DILMA VERSÃO 2009

Se restavam algumas dúvidas sobre a candidatura da petista Dilma Rousseff para a presidência da República em 2010, elas provalvelmente foram sanadas. A atual ministra da Casa Civil estreou o ano com um novo visual, que inclui deste plásticas no rosto até muança no corte de cabelo. Isso somado à troca dos óculos pelas lentes de contato, utilizadas pela ministra desde o ano passado.

Veja a mudança (foto da Agência Estado e retirada do site www.ultimosegundo.ig.com.br)

NOVA DILMA X VELHA DILMA


Isso lembra alguém da mudança de Lula para as eleições de 2002, com barba feita, terno em ordem...?
Boatos maldosos afirmam que José Serra anda preocupado, e já estaria cogitando até um implante de cabelo e uma modificação naquela testa enrugada.

Um comentário:

  1. Não esculacha, meu filho. Se bobiar, vão "botar o botox" na conta da gente...
    haha vc é mau! =x
    ;*

    ResponderExcluir